PENSE

CRIAÇA DE JESUS TEM ENERGIA PRA GASTAR!
 
A música de Aline Barros traduz bem essa realidade das nossas crianças e por isso, gostaria de pensar com você, qual a importância de ensinar a criança a gastar essa energia de maneira saudável. Pois hoje somos assaltados a todo instante com mais uma novidade tecnológica lançada com exclusividade para o mercado infantil. que  deixam as crianças muito tempo parados em frente a um computador, ou a uma televisão, fazendo com que os nossos pequenos canalizem todo o seu potencial para ficarem "parados". Dessa forma, é necessário resgatar o gosto por brincadeiras antigas, onde as crianças corriam, brincavam de pega pega e se jogavam sem medo nas aventuras do imaginário.  Por isso, precisamos recriar um ambiente confortável e acolhedor, para que a nossas crianças volte a sentir o gosto maravilhoso de viver uma vida  decriança com toda a sua simpliscidade.
E a criança de Jesus vai gastar toda sua energia de uma maneira especial e quando chegar na igreja vai ouvir a palavra de Deus com alegria, por que toda a sua energia foi extravazada de maneira adequada.









 

A APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças foi fundada em 1937, nos Estados Unidos da América, pelo Rev. Jesse Irvin Overholtzer, um homem a quem Deus deu a visão dos meninos e das meninas que precisavam do Salvador.
O Brasil foi o segundo país a ter este ministério organizado. O trabalho da APEC está estabelecido em nosso país desde 1941 e é autônomo em relação à Sede Internacional, possuindo direção, expansão e sustento nacionais.
Hoje, nossa proposta ainda é a mesma do fundador. A APEC é uma obra de fé, fundamentada na Bíblia, formada por crentes nascidos de novo, que visa evangelizar crianças apresentando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, discipulá-las na Palavra de Deus e encaminhá-las a uma Igreja evangélica onde possam crescer em sua vida cristã.

APEC: Um ministério que se preocupa com as crianças de todo o mundo.

1) A APEC quer alcançar as crianças com o Evangelho sem discriminação de raça, cor ou posição social. Nossa preocupação em procurar evangelizá-las existe porque “nenhum destes pequeninos pode perecer”.

 
“Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só deste pequeninos.” (Mateus 18:14)

2) A APEC se preocupa com o discipulado das crianças

As crianças devem ser discipuladas em suas vidas cristãs por meio da Palavra de Deus.
Elas precisam “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

3) A APEC se preocupa com o encaminhamento das crianças a Igrejas que crêem na Palavra de Deus

As crianças evangelizadas precisam frequentar uma igreja onde possam continuar crescendo gradativamente. Desta maneira, a APEC serve à Igreja e ajuda a criança no seu crescimento.

4) A APEC se preocupa com a excelência no treinamento de professores e líderes

As crianças precisam de professores bem treinados que usem um bom material, que equilibre conteúdo com criatividade.

5) A APEC se preocupa em causar um impacto vital na evangelização mundial

Atualmente, a APEC atua em todos os continentes, tendo ministério organizado em 168 países, com mais de 1.400 obreiros. A ênfase da APEC é treinar e equipar líderes e obreiros.
No Brasil o desafio é alcançar para Cristo as 50 milhões de crianças. Nunca o desafio foi tão grande.
A APEC está mobilizando a igreja brasileira a participar ativamente desta obra.

6) A APEC realiza seu trabalho através de treinamento, literatura e ministérios

Treinamento – São Programas de Capacitação de excelência para professores e evangelistas que habilitam para os mais variados ministérios com crianças.
Literatura – Compõem-se de material didático, ilustrado e bíblico. Combina conteúdo e criatividade em todos os seus produtos, quer nas Lições Bíblicas, nas Lições Missionárias, nos Cânticos, nas ferramentas para professores e nos recursos pedagógicos. Edita também, há 55 anos, a Revista “O Evangelista de Crianças”.
Ministérios – Promove sua ação em três grandes áreas:
  • Ministérios nos lares,
  • Ministérios nas Igrejas,
  • Ministérios em Instituições e nas Escolas.
Desenvolve também ministérios especiais em Acampamentos, Locais públicos, Projetos especiais, Cursos por correspondências e outros.

7) A APEC se preocupa com o envolvimento de outros cristãos no ministério com as crianças

O desafio, que na verdade vem do coração de Deus, é que os Seus filhos vejam os campos que estão “brancos para a ceifa” e se envolvam no alcance de crianças em todo o mundo.

O reino de Deus precisa:

  • que você se envolva no ministério com crianças;
  • que você seja treinado em métodos eficazes para alcançar as crianças;
  • que você ore diariamente pelo ministério entre as crianças;
  • que você sustente financeiramente a evangelização das crianças.

Há lugar na APEC para você! Participe!

 























O Que Devo Ensinar aos Meus Filhos? 
 
Quando eu era novo e recém-casado, tive a oportunidade daula sobre a instrução de filhos. Eu me senti incapaz por não ter nenhuma experiência como pai. Segui o conselh uma pessoa mais experiente e sábia – ensine o que a Bíblia diz sobre o assunto. Estudei e procurei fazer exatamente isso.
Agora, sou pai e avô, e vejo a necessidade de ensinar sobre a insrução de filhos. Quando olho para as minhas próprias imperfeições e para os erros que tenho cometido na criação dos meus filhos, ainda me sinto incapaz. Mas, sabendo que o assunto é importante, volto a

o mesmo conselho. Vamos examinar algumas coisas que a Bíblia diz sobre a instrução dos filhos. São orientações divinas importantes para todos os pais.
 
A Importância da Instrução
 
Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus frisou a importância da instrução dos pais para os filhos. Na época dos Patriarcas, Deus confiou na determinação de homens fiéis para repassar suas instruções às gerações posteriores. Ele disse sobre Abraão: “Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo” (Gênesis 18:19). A confiança de Deus em Abraão não foi baseada na experiência deste homem como pai. Deus sabia que Abraão era fiel ao Senhor, e que faria o melhor possível como pai.
Quando Moisés resumiu a vontade de Deus para os israelitas, nas últimas semanas de sua vida, ele disse: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6:6-7).
Asafe, um dos salmistas de Israel, escreveu: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez” (Salmo 78:3-4).
O livro de Provérbios contém muito ensinamento prático dos pais para os filhos. Consideremos alguns versículos que frisam a importância de dar e receber esta orientação: “Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conheceredes o entendimento” (4:1); “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos” (4:20); “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (6:20); “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (10:1); “O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedeor não atende à repreensão” (13:1); “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (22:6).
O Novo Testamento, também, fala da importância da instrução pelos pais. Paulo comentou sobre a fé que Timóteo aprendeu da sua mãe e avó (2 Timóteo 1:5). O mesmo apóstolo escreveu: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). O autor de Hebreus comentou sobre a importância da disciplina na instrução dos filhos (Hebreus 12:4-11). A Bíblia toda enfatiza a importância da educação dada pelos pais aos filhos.
 
Algumas Coisas que os Pais Devem Ensinar aos seus Filhos
 
Um pequeno estudo como este não é suficiente para falar de tudo que os pais precisam comunicar aos seus filhos. Qualquer pai ou mãe poderia parar aqui e se dedicar ao estudo da própria Bíblia para achar uma orientação muito mais ampla. Aprenda a ser fiel a Deus e procure ensinar os mesmos princípios aos seus filhos.
As sugestões que seguem servem para iniciar ou orientar o seu estudo, mas não são uma lista completa das instruções que os filhos precisam. Vamos considerar algumas coisas que os filhos devem aprender dos seus pais.
 
● Respeitar autoridade. Aprender a respeitar a autoridade absoluta do Senhor é de suma importância para a salvação eterna dos filhos (Mateus 28:18-20; 2 Tessalonicenses 1:7-9). Mas esta lição começa antes da criança desenvolver a capacidade para compreender a idéia de um Ser espiritual e invisível. Quando a criança aprende a respeitar a autoridade da mãe e do pai terrestre, toma um passo importante na direção da submissão a Deus. Se não respeitar o pai visível, como vai obedecer o Pai celeste? O princípio de respeito deve abranger outras figuras de autoridade – professores na escola, supervisores no serviço, oficiais do governo e guias espirituais (cf. Romanos 13:1-7; 1 Pedro 2:13,18; 3:1; Hebreus 13:17).
 
● Reconhecer limites e conseqüências. Os pais precisam ensinar o princípio da colheita: “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7); “O que semeia a injustiça segará males...o generoso será abençoado” (Provérbios 22:8-9). Desobediência precisa ser castigada: “Castiga o teu filho, enquanto há esperança” (Provérbios 19:18; cf. 23:13). “Disciplina rigorosa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá” (Provérbios 15:10).
 
● Conhecer o Senhor. Quando trazemos um filho para este mundo, damos vida à uma pessoa com um espírito que vai existir para a eternidade – ou na presença de Deus na glória do céu, ou banido da presença dele no tormento do inferno (João 5:29; Mateus 25:46; 2 Tessalonicenses 1:8-9). Aquele filho cresce, se torna responsável pelos próprios atos e, infelizmente, peca contra Deus (Romanos 3:23). Para alcançar a vida eterna e evitar o castigo eterno, ele precisa conhecer o Senhor. Precisa crer em Jesus Cristo (João 8:24), arrepender-se (Lucas 13:3) e ser batizado para remissão dos seus pecados (Atos 2:38; Marcos 16:16). Os pais devem ensinar seus filhos sobre Deus e sobre a salvação em Jesus.
 
● Conhecer a Bíblia. Para conhecer o Senhor, é necessário conhecer a palavra que ele nos revelou. Salmo 78 fala da importância do ensinamento baseado na História bíblica. Crianças pequenas gostam de ouvir as histórias de Noé, Abraão, Moisés, Davi, Daniel, etc. São capazes de aprender muitos fatos importantes sobre Deus. Aproximando a adolescência, desenvolverão uma capacidade maior para compreender os ensinamentos (doutrinas) da Bíblia, já com uma base sólida de compreensão histórica. Comece cedo, e continue ajudando seus filhos a crescerem no conhecimento da palavra.
 
● Distinguir entre o certo e o errado. O primeiro filho a nascer na história do mundo pecou quando não escolheu o bem (Gênesis 4:7). Os nossos filhos terão que decidir entre dois caminhos com destinos opostos (Mateus 7:13-14; Hebreus 5:14). Esta capacidade de distinguir entre o bem e o mal definirá diversas decisões na vida: “O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro”(Provérbios 17:15).
 
● Trabalhar e ser responsável. O homem foi criado para trabalhar, e deve ser responsável em todos os seus compromissos. Deus sempre condenou a preguiça (Provérbios 6:6-11; 19:15,24). Paulo disse: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2 Tessalonicenses 3:10). Tratando da responsabilidade financeira em relação à família, ele disse: “Ora, se alguém nãotem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Timóteo 5:8).
 
● Ser responsável pelos próprios atos. Desde o pecado do primeiro casal, as pessoas têm tentado fugir da responsabilidade pelos próprios atos (veja Gênesis 3:11-13). A mulher culpou a serpente que a tentou. O homem culpou a mulher e até tentou jogar uma parte da culpa em Deus por ter criado sua companheira! Muitas pessoas hoje preferem dizer que “aconteceu” para não admitir que “eu fiz”. É mais fácil culpar o governo ou a sociedade do que assumir responsabilidade pelos próprios atos. Ninguém nunca conseguiu justificar o pecado. Deus justifica pecadores arrependidos!
 
● Cumprir seus deveres na família. Pais fiéis a Deus, fiéis aos cônjuges e fiéis aos filhos ajudam os filhos a aprenderem seus papéis na família (Efésios 5:22-6:4). Pais precisam ser homens de verdade que sustentam e guiam suas famílias. Mães precisam ser submissas aos seus maridos, mostrando amor para eles e para os filhos. Filhos precisam ser obedientes, respeitando e honrando os pais. E os pais devem ensinar aos filhos, ajudando-os a crescer para ser homens e mulheres fiéis a Deus e dedicados às suas famílias.
 
● Aprender uma perspectiva eterna. Todos nós precisamos aprender a olhar para tudo ao nosso redor de uma perspectiva eterna. Pessoas materialistas se preocupam com as coisas passageiras. Pessoas espirituais olham para as coisas eternas. Nós, e nossos filhos, precisamos aprender que “acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.... porque tudo passa rapidamente” (Salmo 90:9,10). Como Moisés, devemos pedir: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12). Precisamos ensinar e viver de uma maneira que os nossos filhos possam aprender a acumular seus tesouros no céu, não aqui na terra (Mateus 6:19-21; Lucas 12:15-21). A vida passa como neblina (Tiago 4:13-15). Depois desta vida, vem o julgamento e a eternidade (Hebreus 9:27). Vamos ensinar a palavra de Deus para ajudar os nossos filhos olharem para a eternidade e se prepararem para a vida eterna na presença de Deus!

Ser pais é uma grande bênção e uma responsabilidade enorme que alcança a eternidade. Vamos fazer o melhor possível para guiar os nossos filhos no caminho do Senhor

                                                                                                                                                     Dennis Alla






ESTUDO BÍBLICO PARA A CRIANÇA - ASSUNTO RELEVANTE PARA DEUS

Albertina Malafaia

Desde os mais antigos, Deus se preocupou com o ensino bíblico para acriança. A primeira prova disso é que Ele teve o cuidado de organizar uma instituição educacional que se responsabilizasse pelo ensino, desde a mais tenra idade do indivíduo " o lar ou a família.Compreende-se que o plano fundamental de Deus concernente à educação do seu povo deveria iniciar no lar. O temor do Senhor, a guarda dos estatutos e mandamentos, deveriam ser passados de pais para filhos, de geração em geração, a fim de que o conhecimento de Deus fosse uma constante entre o povo.A criança ocupava lugar importante no seio da família israelense   (Sl 127.3  e 128.1-3). Sua educação nos preceitos bíblicos era prioridade. Cabia aos pais o zelo pela instrução dos filhos que, por ordem divina, deveria ser constante ediligente (Dt 4.9-10; 6.1-7; e 11.18-19). Está claro nas Escrituras que, de acordo com a vontade divina, os mandamentos do Senhor seriam ensinados em todos os momentos (andando,falando assentados em casa, à mesa, pelos caminhos, de dia e à noite, quando a família se reunia). À criança era concedida a oportunidade de fazer perguntas ( Ex 12.26-27; Gn 22.7-8), o que tornava o ensino eficaz e mais  interessante.Mais tarde, além do lar, as crianças também aprendiam com os sacerdotes e profetas. Algumas delas eram dedicadas a Deus e entregues ao sacerdotes para educá-las. Um desses casos é o de Samuel, que foi entregue ao sacerdote Eli ainda bem novinho  (Sm 1.20-28 e). O profeta também era uma figura importante na educação nacional. Muitos jovens eram enviados às  escolas de profetas a fim de estudarem as Escrituras e se prepararem para substituir seus antecessores ( 1Sm 10.1019.19; 2Rs 2.5 e 4.38). Propósito Deus preparou um plano de reconciliação para a humanidade perdida e distanciada do seu Criador. Havia, portanto, necessidade de transmitir à humanidade a mensagem de perdão, de fé e esperança, bem como os preceitos e normas para uma vida de comunhão com o Senhor. Para isso, Deus separou Israel, um povo especial, para que o mesmo transmitisse aos outros povos o propósito divino. Era fundamental que as gerações tomassem conhecimento dos fatos acontecidos no passado, para serem enriquecidos no presente e não serem esquecidos no futuro. A transmissão da herança histórica era assunto que deveria ser ensinado à criança até que ela alcançasse maturidade e, consequentemente, condições de transmitir à geração seguinte. Além da história do povo, a ideia do conhecimento de Deus, a adoração e obediência ao Criador, o reconhecimento pelos seus feitos, todos esses aspectos eram pontos fundamentais na  educação da criança israelita. Graças a tais cuidados por parte de Deus é que o conhecimento do Todo-Poderoso chegou até os nossos dias. Crianças educadas, homens usados por Deus Podemos citar alguns exemplos relacionados ao assunto: pelas Escrituras que Adão ensinou aos seus filhos quando eles se propuseram a oferecer suas ofertas a Deus (Gn 4.3-4). Abraão é certo que Abraão transmitiu os ensinamentos bíblicos a seu filho Isaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário